Recursos úteis para tempos desafiadores

23 de February de 2021

Lucia Maria Nabão – fevereiro de 2021

Estamos há 1 ano vivendo a pandemia do coronavírus em todo o planeta. O que esse evento tem mostrado para nós? De onde vejo, ele traz, pelo menos, duas grandes e importantes mensagens para a humanidade: de que somos interconectados e que somos seres vulneráveis.

Durante esse ano atípico, de isolamento social e incertezas, tenho vivido e acompanhado muitas pessoas passando alternadamente, como num carrossel em movimento, por diversos estados emocionais, como medo, tristeza, luto, irritabilidade, ansiedade e mais recentemente, cansaço e tédio.

Estamos com muitas das nossas necessidades humanas desatendidas, dentre elas nossa autonomia, liberdade, previsibilidade, segurança, clareza, cuidado, proteção, potencial de escolha, tranquilidade, sociabilidade, leveza e saúde.

Neste período, temos acessado muitos dos nossos recursos e assim, nos reinventamos com o trabalho, com a forma de fazer nossos cursos, com as maneiras de termos alguma conexão com nossos entes queridos e até em como fazemos compras ou nos divertimos.

Porém, me parece que muitos de nós, estamos chegando num nível de estresse físico e mental preocupante. Isso me faz pensar em quais outros recursos podemos acessar para nosso autocuidado. O e-mail que recebi esta semana do Oren Jay Sofer, facilitador de Comunicação Não-Violenta e praticante e professor de Meditação, fez todo sentido para mim, além de me nutrir.

Ele diz:

“Em tempos difíceis, existem duas habilidades essenciais para dominar: elevar o coração e honrar as dificuldades.

Elevar o coração é encontrar a bondade na vida. Essa é uma habilidade que podemos desenvolver e assume muitas formas: perceber a beleza, cultivar a alegria, aprofundar a amizade, refletir sobre a gratidão, oferecer serviço, generosidade e muito mais.

Elevar o coração é alimento para o espírito. Sem ele, ou não temos resiliência para lidar com as adversidades ou ficamos exaustos.

No entanto, se tudo o que fizermos for observar o bem, podemos nos desconectar da verdade de que a vida também inclui sofrimento.

Elevar o coração é equilibrado por honrar o que é difícil. Existem inúmeras maneiras de compreender e encontrar ternura com o sofrimento: cultivando a compaixão, relaxando com paciência, fortalecendo a resolução, desenvolvendo sabedoria e reconhecendo nossa humanidade compartilhada.”

Acredito que a conexão com nossos sentimentos com um acolhimento amoroso e gentil pelas nossas dores é um alento para nossa alma. Viver nosso luto não só na dimensão privada, mas também na pública é outro alento que podemos encontrar, afinal todos estamos – de alguma maneira – vivendo perdas. E ainda, quando experimentamos a compassividade em nossos corpos e mentes, lembrando que todos os seres humanos anseiam pelo bem-estar e por conexões humanas significativas, os nossos atos de serviço e de generosidade podem ganhar em qualidade e intensidade.

Tomara que esses recursos possam nos enriquecer ainda mais e também nos nutrir para que continuemos caminhando no terreno desafiador dos tempos de pandemia. Quem sabe não estaremos mais sábios após atravessarmos estes tempos?

Lucia Nabão

Tem diversas formações nacionais e internacionais em Psicologia, Mediação de Conflitos, Círculos de Construção de Diálogo, Formação Holística de Base na Universidade da Paz. Atua como Psicóloga, Facilitadora em CNV e Anfitriã de Grupos Estudo e Prática de CNV em Ribeirão Preto e São Paulo. A integração de sua vivência prática e de todos os conhecimentos adquiridos a fazem uma profunda conhecedora da alma humana o que lhe confere grande prestígio em suas áreas de atuação.

Posts Relacionados

No Results Found

The page you requested could not be found. Try refining your search, or use the navigation above to locate the post.

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *