Os 3 níveis em que a CNV opera

28 de February de 2019

CNV

Um dos ensinamentos da CNV é ela opera em 3 áreas e elas são interdependentes. Falamos delas separadamente, mas na verdade estão juntas na nossa experiência de vida.

Primeiramente, estou me referindo ao que é intrapessoal, aquela relação que eu tenho comigo mesmo. Como será que me comunico comigo? Sou muito julgadora e crítica? Sou gentil e busco compreender-me? Será que me conecto com meus sentimentos e com o que é importante para mim? Sei quais são meus valores e necessidades?

Depois ou num outro nível, vem nossa interação com o outro, o interpessoal. Como é meu padrão de relacionamento? Costumo ir para o diálogo ou para a discussão? Olho para as necessidades que estão por trás do que outro me diz ou faz? Ou tomo tudo no pessoal e fico reativo? Eu e o outro produzimos conexão ou desconexão?

Por último há o sistêmico, será que temos consciência de que o que o outro fala ou faz me afeta e vice-versa?  Ou somo cegos sistêmicos? Ou ainda, tenho ciência de que minha disponibilidade gentil e compassiva pode alterar de alguma maneira o sistema em que vivo?

Essas reflexões, talvez, acrescentem algo em nossa bagagem para ressignificarmos a maneira de estarmos em nossos relacionamentos e produzam um tipo de satisfação em nossa existência.

Por Lucia Nabão
Psicóloga, Mediadora de Conflitos e Facilitadora em Processos de Comunicação Não-Violenta

Lucia Nabão

Tem diversas formações nacionais e internacionais em Psicologia, Mediação de Conflitos, Círculos de Construção de Diálogo, Formação Holística de Base na Universidade da Paz. Atua como Psicóloga, Facilitadora em CNV e Anfitriã de Grupos Estudo e Prática de CNV em Ribeirão Preto e São Paulo. A integração de sua vivência prática e de todos os conhecimentos adquiridos a fazem uma profunda conhecedora da alma humana o que lhe confere grande prestígio em suas áreas de atuação.

Posts Relacionados

Comentários

0 Comments

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *